12/03/2009

O que é um Backup e como fazer ?

Backup é um termo que se refere a cópia de dados de um dispositivo para o outro e tem como objetivo ter uma maior segurança em caso de problema com os dados originais. Todo backup tem um único propósito, recuperar os dados originais.
Backup é hoje essencial para qualquer pessoa ou empresa que usa um computador ou outro dispositivo como máquina fotográfica, mp3s etc. Porém, apesar de ser uma tarefa simples é quase sempre esquecida ou negligenciada.
Existem muitas maneiras de perder informações involuntariamente. As vezes isso pode acontecer por uma queda de energia, um relâmpago, falha mecânica, incêndio, roubo do equipamento, etc.
Manter cópias de backup dos seus arquivos regularmente e os manter em um local seguro é fundamental para se obter parte ou mesmo todos os dados de volta, porém esta segurança hoje em dia pode ser ampliada através de uso de um Backup Online e offsite.
Offsite é quando seus arquivos estão armazenados em outro lugar diferente dos arquivos originais, separados por kms de distância, garantindo que seu equipamento mesmo que seja roubado ou sofra um incêndio, você ainda terá acesso aos seus dados originais.
O primeiro passo para um backup bem feito é selecionar quais arquivos e informações deverão constar neste backup e isso deve levar em consideração exatamente quais arquivos você não poderia repor em caso de perda ? Veja a lista de alguns arquivos importantes a ser considerado em um backup: Arquivos contendo informações financeiras, fotografias digitais, projetos pessoais, e-mails, calendários, contatos, os favoritos do seu navegador favorito, arquivos de processadores de texto, planilhas eletrônicas etc.
Alguns arquivos que o backup não se faz necessário: Programas de instalação, pois você possui o software para instalar novamente em caso de problema, o sistema operacional etc.
Portanto da próxima vez que você for preparar seus arquivos para BACKUP, selecione bem quais arquivos irão fazer parte deste backup e quais vão ficar de fora. Isso garantirá que somente as informações mais importantes sejam protegidas, tornando seu backup mais produtivo e menor. Quanto menos arquivos você precisar de backup, maiores as chances de você fazer com maior frequencia.
E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

0 comentários:

Postar um comentário