Quer ter um blog bem profissional, com todos os recursos disponíveis? O Wordpress é o serviço mais completo, mesmo sendo um pouco mais difícil de mexer, vale a pena gastar algum tempo aprendendo para fazer algo de qualidade. Vou mostrar nesse tutorial os primeiros passos para instalar as aplicações do Wordpress e criar a sua conta no serviço, fazendo rodar o seu blog/site. É preciso paciência e muita atenção para fazer tudo corretamente. Clique no título para continuar a lendo
Entendendo o Wordpress – Primeiros passos.
Quem quer criar um blog mais profissional deve saber que será preciso registrar um domínio e contratar um serviço de hospedagem (host) para armazenar seu blog/site/páginas e todos os recursos. Sem isso nem é possível começar. Registrar um domínio é para que seu blog tenha um endereço na internet (seja do tipo “.com” ou “.com.br” ou qualquer outro). E a hospedagem, o host, é para que seu blog tenha um lugar e será onde todo o conteúdo ficará armazenado.
Recomendo o serviço do
UOL HOST que uso para meus blogs. É totalmente em português, é uma empresa brasileira e tem atendimento de primeira, inclusive via Twitter. Existem outras empresas, mas aqui a vantagem é a facilidade e o preço, formas de pagamento (pode pagar até com boleto bancário) e agilidade para liberar o serviço.
Depois de criar a sua hospedagem e registrar o seu domínio, você vai precisar instalar o aplicativo do Wordpress.org no seu servidor de hospedagem, dentro do host que você contratou. Se você criou a sua conta no
UOL HOST (como recomendamos) isso é possível ser feito de dentro do painel de serviços, clicando no “Gerenciador de arquivos”, com todo o suporte da equipe deles.
São duas as maneiras de se instalar o aplicativo do Wordpress e vou mostrar elas abaixo, onde uma das possibilidades é justamente pelo painel de serviços da empresa que você contratou para fazer sua hospedagem. Mas vamos aos detalhes.
Passo 1. Baixar a versão mais recente do Wordpress
Sempre há atualizações para o Wordpress e seus aplicativos para Blogs e sites. Todo ele roda dentro de seu Host, mas você precisa enviar esse arquivo para lá e começar o processo de criação de sua conta.
Modelo 1: Se o seu Host, como o da UOL HOST tiver um gerenciador de arquivos que pode ser acessado pelo painel do site de serviços, use essa parte para começar a instalação. Vá à página principal do br.wordpress.org e baixe o arquivo, que vem compactado em ZIP, para o seu computador. Depois vá ao painel do Host, no gerenciador de arquivos e faça o Upload dentro da pasta “Web” – verifique com o suporte qual é essa pasta, pois tem que ser a que estará visível para acesso.
Você vai enviar todo o arquivo ZIP, compactado mesmo e no painel do gerenciador há a possibilidade de descompactar o arquivo. Aproveite que o suporte da UOL HOST é em português e pode ser feito via chat na página deles, para pedir uma ajuda mais detalhada e acompanhada durante esse processo.
Modelo 2: Esse é o mais comum e o que recomendo. Você pode fazer a transferência de todos os arquivos via FTP. Aqui tem um tutorial que vai te ensinar tudo sobre:
Para acessar sua hospedagem pelo FTP você precisará do seu endereço, nome de usuário e senha. Tudo está disponível pelo painel da hospedagem ou solicite esses dados do suporte.
Assim descompacte o arquivo ZIP que você baixou do Wordpress, criando uma pasta em seu computador mesmo e envie essa pasta toda, via FTP, para a sua hospedagem. Isso é exatamente o que faz o instalador que tratei no “Modelo 1” acima, só que esse é o processo manual. Normalmente essa pasta se chama “Wordpress” e contém pouco mais de 700 arquivos distribuídos dentro de outras 3 sub-pastas. Tudo isso tem que ir para a sua hospedagem no Host.
Passo 2. Criar o Banco de dados MySQL
Um blog no Wordpress precisa de um banco de dados que serve para administrar as entradas de dados que percorrem o seu blog e fazem tudo funcionar corretamente. Seu servidor de Hospedagem precisa contar que esse sistema disponível, que é conhecido por MySQL. Nesse ponto é preciso criar um banco de dados, dando um nome para ele, um usuário de acesso e uma senha.
No painel de controle do servidor do hospedagem sempre há um local para se trabalhar com o Banco de Dados. encontre onde criar um novo banco de dados do tipo MySQL e forneça as informações necessárias. Lembre-se de anotar detalhadamente tudo o que for passado, pois você vai precisar dessas informações para o próximo passo.
Passo 3. Criar o arquivo wp-config.php
Normalmente esse é um passo automático e é extremamente fundamental para finalizar o processo de criação do blog no Wordpress. Abra o navegador de internet e digite o domínio de seu site/blog que você registrou para ser o endereço de sua página, seguido da pasta onde foram salvos os arquivos do instalador do Wordpress. Se você seguiu o padrão, então será algo como:
http://www.SEU_DOMÍNIO.com.br/wordpress
Ao digitar isso aparecerá a seguinte mensagem, como ilustra a imagem abaixo:
Esse arquivo “wp-config.php” é indispensável para o funcionamento de seu blog e nele será contida as informações de acesso ao banco de dados que você criou no passo anterior. Se esse aviso aparecer, proceda clicando no botão “Criar um Arquivo de Configuração” para adicionar os dados solicitados. Abrirá a seguinte página:
Só não será preciso modificar o último item do prefixo. Use as informações do banco de dados MySQL que você criou. Se ao criar o banco de dados não lhe foi dado um endereço, então deixe o espaço “Servidor Banco de Dados” como o padrão que é “localhost”. Adicionado os dados, clique no botão “Enviar” e a mensagem de finalizado aparecerá:
Clicando no botão “Começar a instalação” você poderá passar para a fase final de todo esse longo processo. Se chegou nesse ponto e nessa mensagem, então psse direto para o passo 4, sem ler o que segue.
Passo 3.1. Se algo der errado.
Tudo isso que foi descrito acima nesse passo pode ser feito manualmente. Basta abrir a pasta dos arquivos do instalador do Wordpress e pegar o arquivo “wp-config-sample.php”. Abra-o no bloco de notas de seu computador mesmo e procure pelas linhas semelhantes ao que destaquei na imagem:
Substitua “nomeBD” pelo nome do banco de dados que você criou; também “usuarioMySQL”, “senha” pelos mesmos. Se o servidor lhe deu um endereço do banco de dados, coloque no lugar de “localhost” ou mantenha o padrão (na maioria das vezes pode ser mantido o padrão, como é o caso do UOL HOST).
Feitas as mudanças, clique no menu “Arquivo” ~> “Salvar como…” e renomeie esse arquivo para “wp-config.php”. Salve e envie para a mesma pasta dentro do seu servidor. Depois disso é só acessar o endereço de seu blog como citamos no início desse passo.
Passo 4. Instalar e criar o Blog
Criado o arquivo “wp-config.php” corretamente, então você será direcionado para a seguinte página de instalação e criação do blog:
A imagem está em inglês, mas se você baixou a versão em português, verá essas informações traduzidas.
Crie um nome para o seu blog (poderá ser mudado depois) e digite o seu e-mail de contato. Em seguida clique no botão “Install Wordpress” (Instalar Wordpress), lembrando de deixar marcada a opção que permite que seu blog seja adicionado aos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.
Então abrirá uma janela com uma senha provisória e um usuário padrão que é o “admin”. A senha tem como trocar na primeira vez que você acessa o painel do Wordpress, mas o usuário é sempre o mesmo.
Anote a senha provisória para acessar a primeira vez o seu blog. Já estamos indo para a parte final de todo o processo de instalação e o seu blog já está praticamente pronto. Clicando no botão “Log in” você será solicitado a entrar com os dados descritos na imagem acima. Faça isso e você entrará no painel de usuário do Wordpress e tudo estará praticamente pronto.
Passo 5. Trocando a senha provisória e usar o painel
Ao acessar pela primeira vez o painel do Wordpress, você verá no topo da página um link para trocar sua senha.
Proceda com a troca para não perder a senha provisória e ter que repetir todo o processo. Assim você já está no painel do Wordpress e seu blog já está no ar. Sempre que quiser entrar no painel basta acessar o endereço semelhante a isso:
http://www.SEU_DOMÍNIO.com.br/wordpress/wp-admin/
Isso lhe enviará para a janela de login onde você entra com senha e usuários e volta para o painel de serviços do Wordpress. Nesse painel você pode criar postagens, instalar plugins, trocar o tema (theme) de seu layout e mexer nas configurações de seu blog em todos os níveis.