23/01/2011

Blender 2.56


Profissionais que editam 3D sempre tiveram uma grande dor de cabeça: o custo dos softwares. Preços astronômicos acabavam por impedir até mesmo que estudantes pudessem desenvolver suas habilidades em casa sem contar com uma ferramenta de qualidade. Porém, esse quadro começa a mudar. Blender é um modelador 3D gratuito, de código aberto, que tem tantas funcionalidades quanto os grandes concorrentes pagos, oferecendo assim uma alternativa de custo zero tanto para empresas quanto para usuários caseiros. A interface do programa difere um pouco em relação à grande maioria de softwares do gênero, o que pode acarretar uma dificuldade inicial de aprendizado por parte do usuário, porém, caso você fale inglês, basta acessar os tutoriais do site oficial, clicando aqui.  

O que você encontra no Blender  

Interface personalizável 

Com uma interface totalmente personalizável para melhor atender às suas necessidades, você encontra todas as ferramentas de que precisa e as organiza como achar melhor. Alguma melhorias visuais estão presentes, como o anti-aliasing nas fontes (acaba com o efeito “serrilhado” das imagens) e a possibilidade de uso de temas.
 
   

Ferramentas de animação Para compor suas animações, o programa disponibiliza várias ferramentas importantes. Assim, após criar os movimentos individuais do seu personagem, você pode usar um editor não linear de animações para juntar as cenas que produziu previamente e, depois, pode incluir sons com sincronia total, através da ferramenta de áudio integrada. Ainda pode aproveitar um editor de poses, contar com linha do tempo e realizar deformações precisas de armadura. Efeitos de física e partículas Os efeitos físicos que podem ser aplicados aos modelos permitem resultados extremamente realistas. Assim, através de um sistema de partículas que pode ser integrado a qualquer objeto, você tem controle total sobre texturas, curvas e vários efeitos e propriedades dos objetos. Há também uma ferramenta especial para simular materiais fluidos, que permite a manipulação de parâmetros como gravidade e viscosidade em certos modelos.

  
 

Blender pode ser uma boa opção para desenvolvedores de jogos que procuram uma ferramenta completa e gratuita. Para isso, ele conta com dispositivos de detecção de colisão e simulação de dinâmica, suporte para multimateriais, multitexturas e luminosidade e muitos outros recursos. Formatos suportados Para salvar e abrir seus arquivos, o programa suporta uma grande variedade de arquivos populares, incluindo TGA, JPG, PNG, OpenEXR, DPX, Cineon, Radiance HDR, Iris, SGI Movie, IFF, AVI; Quicktime GIF, TIFF, PSD, MOV, entre os 2D; e 3D Studio, AC3D, COLLADA, DEC, DirectX, Lightwave, MD2, Motion Capture, Nendo, OpenFlight, PLY, Pro Engineer, Radiosity, Raw Triangle, Softimage, STL, TrueSpace, VideoScape, VRML, VRML97, Wavefront, X3D Extensible 3D e xfig export. Ao usar o formato próprio do programa, o BLEND, você também tem vários recursos à disposição, incluindo comprimir, adicionar assinatura digital e criptografar.

E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

PhotoPerfect Express 1.0 build 84


PhotoPerfect Express é um editor de imagens diferente dos tradicionais. Aqui você não precisa selecionar nenhum trecho da foto, e nem aumentar ou diminuir níveis de cor, brilho, contraste e etc.
O aplicativo analisa a imagem automaticamente e você só precisa selecionar uma dentre as cinco opções de métodos de otimização para que a foto seja alterada, tendo vários aspectos realçados e ganhando novos atributos.

Otimização com um clique
Ao abrir uma imagem no PhotoPerfect Express, ela é analisada minuciosamente, o que leva alguns segundos. Modificar o visual de uma foto é uma tarefa que se completa em apenas três passos: após abrir a imagem, selecione um dos cinco métodos dispostos à direita da tela e, por fim, clique em “Save photo as” (Salvar foto como) para guardar o resultado.

Otimize suas fotos

Cada um dos cinco métodos disponíveis no PhotoPerfect Express trabalha de modo diferente com a imagem, o que permite a você deixar suas fotos ainda melhores, com qualidades que o arquivo original não possuía. Apesar de diferente, afinal não possui uma série de filtros e demais opções presentes no Photoshop ou no GIMP, o PhotoPerfect Express é capaz otimizar a qualidade das fotos.

Modificação em série
Além da simplicidade para configurar uma imagem, o PhotoPerfect Express é capaz de trabalhar de modo inteligente com um diretório completo de imagens. Na base do programa são exibidas todas as imagens presentes em uma mesma pasta, o que permite que as fotos sejam editadas uma a uma, em sequência, de um modo mais prático.

Versão demonstrativa

Por se tratar de uma versão demonstrativa, só é possível usar livremente os primeiros três métodos de otimização (RGBMax, YMax e Xe8470. Os dois restantes (i2e e Perfectly Clear) podem ser usados, porém, o resultado final da transformação adiciona uma marca d’água do programa à imagem.

E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

SaferChrome 0.1


Quase nada é feito na internet atualmente sem cadastro. Nomes de usuário e senhas são praticamente a identidade virtual dos usuários, e pessoas mal-intencionadas acham várias maneiras de descobrir vastos conjuntos de logins. O SaferChrome aumenta a proteção do navegador da Google contra algumas técnicas comuns para essa invasão.

Se você conferir, a maioria dos sites em que você se cadastrou utiliza um protocolo de segurança durante a entrada de um usuário, o HTTPS (“HyperText Transfer Protocol Secure”, ou protocolo seguro de transferência de hipertexto).

Relatório de elementos gerado pelo Safer Chrome

Aliado ao SSL (“Secure Sockets Layer”, camada de contatos seguros), o protocolo de transferência permite confidencialidade e segurança a diversas ações na web, como transações bancárias por exemplo.

Porém, hackers e outros malfeitores online utilizam a aparente segurança de alguns sites e incluem códigos que impedem a ligação de ser criptografada corretamente, assim adquirindo dados de login dos usuários.

O SaferChrome atua de três maneiras:

Ao detectar quando uma senha será enviada de maneira insegura, a extensão alerta o usuário e impede que os dados sejam transferidos. Dessa forma, o SaferChrome impede códigos maliciosos em determinados sites de explorar falhas no SSL.

Lista de domínios obrigados a acessar via HTTPS

O usuário pode também listar endereços para que a extensão force a conexão em HTTPS, aumentando a segurança dos formulários preenchidos. Segundo o desenvolvedor, alguns endereços podem não funcionar corretamente sob esta obrigação.

O SaferChrome também analisa as páginas carregadas gerando um relatório que informa a quantidade de elementos carregados e a origem de cada um deles. No plano de desenvolvimento, uma próxima versão do complemento pretende listar origens que possam ser bloqueadas.

Barra de navegação do Chrome com o SaferChromePara gerar o relatório de elementos, e também para saber se o site carregado é seguro, o ícone do SaferChrome fica no canto direito da barra de navegação quando o site suporta HTTPS e muda de cor de acordo com a segurança do endereço: verde para seguro, amarelo para ressalvas e vermelho para alto risco.

E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

WinMate 0.8


O WinMate é um programa feito para identificar possíveis problemas comumente relacionados à queda de desempenho de computadores. Para usá-lo, basta executá-lo e esperar a verificação inicial ser concluída. A partir dela, ele cria uma lista com as áreas do sistema operacional sem problemas e com aquelas que precisam de um cuidado especial.

Tchau, tartaruga!
Usar o WinMate não apresenta mistérios, pois logo ao abri-lo aparece uma opção ao lado de cada problema com a solução: basta clicar para resolvê-lo. A janela principal do programa apresenta abas na parte superior da tela, que mudam conforme as categorias à esquerda são selecionadas.

Tela principal

Na primeira tela é possível apagar arquivos desnecessários para o sistema operacional, rastros de utilização em seus navegadores, registros expirados e arquivos duplicados. “IE Tools” conserta problemas do Internet Explorer, já “System Optimize” permite a escolha de aplicativos e serviços para iniciar com o PC, liberação de memória RAM e também a alteração de configurações do Windows que possam melhorar seu desempenho.

Windows Update” ajuda a resolver casos em que a atualização do Windows não ocorre adequadamente, “Program Manager” desinstala programas e “Backup” cria uma cópia de segurança dos drivers instalados.
Por fim, “General Tools” mostra uma série de ferramentas para controlar os processos abertos, imunizar o HD contra vírus (impede que arquivos “autorun” sejam executados), apagar arquivos permanentemente e gerenciar redes compartilhadas.

E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

Speedtest.net


Speedtest.net é uma página que faz testes de conexão, mostrando ao usuário valores de pico de download, upload em kbps (kilobits por segundo) e valores de ping em ms (milisengundos). Você pode acessar o site e monitorar sua conexão de qualquer parte do mundo quando desejar.
Além de fazer testes da velocidade de sua conexão, você pode comparar os seus resultados com outros, visualizar estatísticas de todo o planeta, inserir um teste semelhante ao do Speedtest.net no seu website e salvar suas estatísticas para compará-las mais tarde. É possível ainda compartilhar os seus resultados em fóruns, blogs e outros sites através de um link em HTML.
Speedtest mostra ao usuário o seu ISP (Internet Service Provider), ou seja, qual é a empresa que fornece o serviço de conexão. É possível avaliar a sua conexão numa escala de 1 a 5 e visualizar as estatísticas de todo o mundo, vendo quais são os provedores de conexão mais rápidos por região e qual a velocidade de download e upload das cidades.

Inicie o teste de velocidade
Ao acessar a página do Speedtest.net, ele detectará automaticamente a sua localização através do seu endereço IP, e num mapa você visualizará várias pirâmides, que representam os servidores para teste próximos do boneco verde, que indica a sua localização. Entre várias pirâmides azuis deve haver uma amarela, a indicada para seu teste, clique na pirâmide para iniciar.


O recurso visual do site mostrará dois velocímetros durante o teste, o primeiro com a porcentagem do andamento do teste e o segundo com a velocidade atingida. Primeiramente, a velocidade de download deve ser testada, após, a velocidade de upload.
Finalmente, Speedtest mostrará um quadro com sua velocidade de download, upload, valor de ping, nome do ISP, o servidor utilizado para teste e a distancia do mesmo. Você pode compartilhar seus resultados através dos links mostrados à direita do quadro.


Compare resultados de velocidade
No topo da página, clicando em “My results”, você poderá visualizar todos os testes realizados em sua conexão, organizados por data e hora. No final da página, clicando em “Download in CSV format” você poderá salvar todos os seus dados numa planilha eletrônica para comparação e estudo.


É possível verificar todas as velocidades dos provedores de internet do mundo, clicando em “Global stats” no topo da página.
Ao visualizar as estatísticas da sua cidade ou país, você pode verificar se o seu provedor ou sua cidade estão entre os mais velozes da região.

Na aba “My summary” Speedtest.net cria automaticamente gráficos comparativos de seus resultados. É possível visualizar os picos de velocidade e comparar com a média de seu provedor, de sua cidade, país e com a média global. Um quadro ainda mostra o quanto a sua velocidade é melhor do que a do resto do mundo e do país.

E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz